Por: Professor Rafael Oliveira (Tio Rafa)
Seymour Papert foi um matemático, cientista da computação e educador, pioneiro na aplicação da tecnologia à educação. Nascido na África do Sul em 1928 e falecido em 2016, Papert foi um dos principais influenciadores no desenvolvimento de teorias educacionais inovadoras e na introdução da informática como uma ferramenta de aprendizado nas escolas.
As pessoas riram de Seymour Papert na década de 1960, há mais de meio século, quando ele falou vividamente sobre crianças usando computadores como instrumentos para aprender e para aumentar a criatividade, inovação e “concretizar” o pensamento computacional
Construcionismo: A Base da Filosofia Educacional de Papert
Central para o pensamento de Papert é o conceito de construcionismo, uma teoria de aprendizagem que enfatiza a importância da construção ativa do conhecimento pelo aprendiz. Segundo essa abordagem, o aprendizado é mais eficaz quando os estudantes estão envolvidos na criação de um produto tangível – seja um objeto físico ou uma estrutura conceitual – que faça sentido para eles. Essa ideia contrasta diretamente com métodos de ensino mais tradicionais, que frequentemente colocam os estudantes em posições passivas de receptores de informação.
Tecnologia como Ferramenta de Empoderamento Educacional
Papert foi pioneiro no uso da tecnologia como uma ferramenta para empoderar educadores e estudantes, promovendo um ambiente de aprendizado mais interativo e personalizado. Ele introduziu o conceito de “micromundos” – ambientes computacionais ricos e controláveis onde crianças podem explorar conceitos complexos por meio da experimentação direta. Esse método não só facilita a compreensão intuitiva dos conceitos, mas também promove uma atitude de aprendizado contínuo, curiosidade e inovação.
A adoção das ideias de Papert não é apenas um ajuste metodológico; é um convite para embarcar em uma jornada transformadora que pode enriquecer profundamente a experiência educacional de nossos alunos. Ao fazer isso, honramos o legado de Seymour Papert e contribuímos para um futuro onde a educação é uma jornada empolgante de descoberta contínua, guiada pela curiosidade, criatividade e a busca incessante por conhecimento.

Você sabia que Seymour Papert teve um encontro com Paulo Freire? O bate papo pra lá de inspirador, pode ser visto no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=SkbNAb0UDL
Para aprofundar-se nas contribuições e no pensamento de Seymour Papert:
“Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas” (1980) por Seymour Papert. Este é talvez o trabalho mais conhecido de Papert, no qual ele introduz a ideia de que computadores podem ser usados como uma ferramenta para aprender, não apenas para ensinar. Papert explora como a tecnologia pode transformar a educação, permitindo uma abordagem construcionista ao aprendizado.
“The Children’s Machine: Rethinking School in the Age of the Computer” (1993) por Seymour Papert. Nesta obra, Papert continua a desenvolver suas ideias sobre como a tecnologia pode mudar fundamentalmente a maneira como pensamos e praticamos a educação, focando em uma aprendizagem mais centrada no aluno.
“Constructionism: Research Reports and Essays, 1985 – 1990” editado por Idit Harel e Seymour Papert. Este volume reúne uma coleção de pesquisas e ensaios sobre o construcionismo, a teoria de aprendizagem desenvolvida por Papert, que argumenta que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos constroem conhecimento através da criação de projetos tangíveis.

O Professor Tio Rafa, especialista em Tecnologias da Indústria 4.0, possui 13 anos de experiência no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, e é reconhecido por seu trabalho com a Robótica Educacional. Suas contribuições incluem o desenvolvimento e implementação de programas de capacitação para professores em Robótica, organização de torneios e parcerias para a criação de kits de robótica educacional